Home


A história da Fototica começou em 1920, pouco depois do fim da Primeira Grande Guerra, que trouxe para o Brasil milhares de imigrantes europeus em busca das oportunidades que o Novo Mundo prometia. Entre eles estava o húngaro Desidério Farkas. O grande fundador e responsável pela marca por aqui, como uma filial da Hafa, empresa de propriedade de sua família na Hungria. 
No começo dos anos 20, a fotografia já estava se tornando um hobby muito procurado no Brasil. Os lambe-lambes - figuras muito populares na época - fotografavam famílias e casais de namorados nas praças. A primeira loja Fototica foi aberta na Rua Sao Bento, no centro de Sao Paulo, e trazia na fachada o logotipo criado por Desidério: uma máquina fotográfica, um olho e um galo, que representavam a sua disposiçao de criar uma empresa "boa de briga", disposta a "conquistar" o país.

A Fototica sempre se manteve na vanguarda, lançando tecnologias e criando tendencias em fotografia e ótica. E uma delas foi o inovador jornal "Luz e Sombra", que promovia fotógrafos amadores em concursos. 
Mesmo com as dificuldades econômicas surgidas em todo o mundo por causa da Segunda Guerra Mundial, nao impediram a Fototica de continuar crescendo: em 1941 a empresa inaugurou sua segunda loja, na Rua Barao de Itapetininga. 
No início da década de 50, a rede deu outro importante passo com o lançamento do tablóide "Novidades Fototica", referencia para profissionais e amadores. O sucesso foi tao grande que, em pouco tempo, a publicaçao mudou de formato e passou a se chamar "Revista da Fototica". Foi a primeira revista de fotografia do Brasil a chegar ao mercado internacional.
Nos anos 60, o mundo vibrava ao som dos Beatles e a empresa, sempre atenta as novidades, começou a vender também gravadores, amplificadores, caixas acústicas e toca-discos para embalar os bailes da nossa "jovem-guarda".

Nos psicodélicos anos 70, as vitrines das lojas exibiram enormes armaçoes femininas multicoloridas lado a lado aos modelos masculinos redondinhos, estilo "John Lennon". A empresa continuava a consolidar seu processo de expansao. A inauguraçao da loja do Shopping Center Iguatemi - gesto de ousadia e confiança - marcou uma nova etapa de crescimento e inovaçao.

No final da década de noventa, toda a rede já estava apta a aviar receitas de óculos em até uma hora, uma nova tendencia em ótica. Foi nessa época que a empresa decidiu modernizar e padronizar suas unidades, seguindo a estratégia revolucionária de ampla exposiçao de produtos e auto-atendimento.

Em 2007, a Fototica foi adquirida pela marca holandesa Hal Investments B.V., um dos maiores grupos de varejo óptico do mundo, que conta com mais de 4 mil lojas e 15 mil funcionários. Mais um marco na vida dessa marca tao conhecida.